sábado, 12 de janeiro de 2013

A última profecia!

Leis de Kepler

1) Lei das órbitas: "a trajetória das órbitas dos planetas em torno do sol é elíptica e o sol está posicionado num dos focos da elípse."

2) Leis das áreas: "o raio-vetor (segmento imaginário que liga o sol ao planeta) varre áreas proporcionais aos intervalos de tempo gastos durante o movimento do planeta."
Logo: "o raio-vetor varre áreas iguais em intervalos de tempos iguais"

3) Lei dos períodos: "os quadrados dos períodos de translação dos planetas em torno do sol são proporcionais ao cubos dos raios médios de suas órbitas."

Lei da Gravitação Universal de Newton

"Dois corpos atraem-se gravitacionalmente com forças de intensidade diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa seus centros de gravidade."
F = G.M.m / d²

Atenção: Corpos em Órbita

Imponderabilidade no interior de satélites

A ausência aparente do peso dentro de satélites faz com que os corpos flutuem, não querendo, entretanto, significar que a força gravitacional seja nula. Isso é devido ao fato da força gravitacional fazer o papel da resultante centrípeta manter o satélite e os corpos de seu interior em trajetória elíptica.

Velocidade de Escape

Mínima velocidade inicial que se dá a um corpo na superfície de um planeta para que ele escape do campo gravitacional, chegando ao infinito com velocidade nula.
Para a Terra V= 11,2 km/s

Buenas gurizada...o guru está se despedindo, desejando uma boa prova a todos! Espero que tenha sido bom pra vocês também (ui!)...abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário