sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Dualidade Onda-Partícula


Simbora cambada....hoje o guru acordou Quântico!

Para Louis de Broglie, uma radiação eletromagnética possui, em determinadas circunstâncias, um comportamento corpuscular assim como uma partícula (por exemplo, um elétron) pode apresentar um comportamento ondulatório.

Dessa forma, é possível associar uma quantidade de movimento a uma eletromagnética ou ainda um comprimento de onda a uma partícula.

Lembrando que o comprimento de onda de uma radiação eletromagnética no vácuo é dado por λ = c/f, podemos a partir das expressões de energia, determinar a quantidade de movimento. Q associado a uma onda eletromagnética de comprimento de onda λ.

Resolvam...

(PUC-RS 2008) Em 1905, Einstein propôs que a luz poderia se comportar como partículas, os fótons, cuja energia E seria dada por E = hf, onde h é a constante de Planck e f é a freqüência da luz. Já em 1923, inspirado nas idéias de Einstein, Louis de Broglie propôs que qualquer partícula em movimento poderia exibir propriedades ondulatórias.

Assim sendo, uma partícula em movimento apresentaria uma onda associada cujo comprimento de onda l seria dado por λ = h/p onde h é a constante de Planck e p é o momento linear da partícula.

Estas relações participam da descrição do comportamento dualístico (partícula-onda) da matéria. Supondo que um elétron, um próton e uma bola de futebol se movam com a mesma velocidade escalar, a sequência das partículas, em ordem crescente de seus comprimentos de onda associados, é:

a) Elétron - bola de futebol - próton

b) Elétron - próton - bola de futebol
c) Próton - bola de futebol - elétron
d) Bola de futebol - elétron - próton
e) Bola de futebol - próton - elétron

Desculpem galerinha...o guru tava dormindo e esqueceu a resolução:

m.v = h/λ  ------ v e h constantes
a massa é inversamente proporcional ao comprimento de onda
mbola> mp> me
 λbola< λp< λe
Resposta: Letra E

2 comentários:

  1. e? sendo q comprimento da onda = h/m.c?
    massa da bola>próton>elétron.
    quanto maior a massa menor é o comprimento de onda, se é pedido em ordem crescente seria a letra e?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rick!
      Resposta Exata!Parabéns!
      Bons estudos e Boa prova!
      Sigo à disposição!
      Abraço!
      Chacal

      Excluir