quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Efeito Fotoelétrico

Efeito Fotoelétrico

Certos metais, ao sofrerem a incidência de 1 feixe luminoso, originam a emissão de elétrons. Os elétrons retirados do metal são denominados fotoelétrons.

Para que os elétrons sejam retirados, a Energia da luz incidente (E= h.f) deve ser maior que a energia que mantém o elétron preso ao átomo, que se chama função trabalho (W).

Para aumentarmos o nº de elétrons arrancados, devemos aumentar a intensidade de luz incidente.

A diferença entre a energia da luz incidente e a função trabalho, fornece a energia dos elétrons ejetados (fotoelétrons).


EC fotoelétrons = E - W

Desafio do dia:

Qual é o barulho que o elétron faz quando cai?

Resolução: Planck

Falando sério agora...resolvam:


(UFRGS-2012)Em  1905,  Einstein  propôs  uma  teoria  simples  e  revolucionária  para  explicar  o  efeito fotoelétrico, a qual considera que a luz é constituída por partículas sem massa, chamadas de fótons. Cada fóton carrega uma energia dada por hf, onde h = 4,1x eV.s é a constante de Planck, e f é a frequência da luz. Einstein relacionou a energia cinética, E, com que o elétron emerge da superfície do material, à frequência da luz incidente sobre ele e à função trabalho, W, através da equação E = hf-W. A função trabalho W corresponde à energia necessária para um elétron ser ejetado do material.


Em uma experiência realizada com os elementos Potássio (K), Chumbo (Pb) e a Platina (Pt), deseja-se  obter  o  efeito  fotoelétrico  fazendo  incidir  radiação  eletromagnética  de  mesma frequência sobre cada um desses elementos.

Dado que os valores da função trabalho para esses elementos são WK = 2,1 eV, WPb = 4,1 eV e WPt = 6,3eV, é correto afirmar que o efeito fotoelétrico será observado, nos três elementos, na frequência

(A) 1,2 x  10¹Hz.
(B) 3,1 x  10¹Hz.
(C) 5,4 x  10¹Hz.
(D) 1,0 x  10¹Hz.
(E)  1,6 x  10¹Hz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário