terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Nicolau Copérnico (1473 - 1543)


Nascido na Polônia, além de grande astrônomo e matemático, destacou-se como sacerdote, jurista,administrador, diplomata, MÉDICO e economista. Desenvolveu parte de seus estudos n Itália, onde aprendeu o grego podendo, assim, ler no original as obras dos grandes filósofos e astrônomos da Antiguidade.Em seu famoso livro "De Revolutionibus Orbium Coelestium" ele apresentava a teoria heliocêntrica, que abria uma visão completamente nova do Universo.

Sendo um homem  muito religioso, Copérnico acreditava que o Universo deveria ser simples, pois Deus não faria um mundo tão complicado quanto o de Ptolomeu(Ptolomeu supunha que os planetas moviam-se em círculos, cujos centros giravam em torno da Terra).

No modelo de Copérnico, o Sol estava em repouso e os planetas, inclusive a  Terra, giravam em torno dele em órbitas circulares(teoria heliocêntrica). Esta ideia já havia sido proposta por alguns filósofos da Grécia antiga. Com esta teoria , Copérnico conseguia uma descrição dos movimentos dos corpos celestes tão satisfatória quanto a obtida por Ptolomeu, com a vantagem de ser um modelo bem mais simples .

Entretanto, um sistema em que o Sol era considerado imóvel e a Terra passava a ser um planeta em movimento,como qualquer um dos outros, era fundamentalmente contra a filosofia aristotélica e as convicções religiosas da época. Em virtude disto, Copérnico relutou em publicar suas idéias. O livro no qual Copérnico apresentava a sua teoria causou grandes polêmicas e terminou sendo colocado na lista dos proibidos pela Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário