domingo, 3 de fevereiro de 2013

Trem Maglev


Trem japonês de alta velocidade, que funciona a partir da levitação magnética. Este veículo surgiu como alternativa de transportes do século XXI, representando a mais moderna  tecnologia em transportes sobre trilhos.
Funcionamento

Na base desse trem, há eletroimãs supercondutores que, ao se movimentarem, induzem campos magnéticos nas bobinas existentes nos trilhos de metal em que o veículo se apoia.
Esse campo magnético induzido tende a se opor ao campo gerado pelo eletroimã, fazendo com que as partes sejam repelidas e o trem levite a uma altura que varia entre 1 cm e 10 cm.
Com a levitação, o coeficiente de atrito é muito baixo, permitindo que esses trens alcancem velocidades em torno de   500km/h. Outro componente importante são as bobinas, colocadas junto as paredes laterais do trilho, que são responsáveis pela propulsão do trem, pois as correntes alternadas fornecidas a essas bobinas provocam permanentes mudanças na polaridade delas. Como resultado, o campo magnético da parte frontal do trem puxa-o para frente, e o campo magnético gerado na parte traseira o empurra também para frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário