terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Funcionamento das Células Fotoelétricas



Para a humanidade, o valor da ciência não está somente na explicação dos fenômenos que nos rodeiam, mas também no aperfeiçoamento e melhoria das condições de vida de nossa sociedade. Um exemplo disso é o desenvolvimento das células fotoelétricas a partir da descoberta do efeito fotoelétrico.

Basicamente , essas células funcionam como geradoras de energia elétrica a partir da luz (do Sol ou de outra fonte), ou como sensores capazes de medir a intensidade luminosa do ambiente.

Sua estrutura é bastante simples: uma cápsula de vidro com dois eletrodos metálicos em seu interior. Um desses eletrodos é  recoberto por uma substância que emite elétrons quando a luz incide sobre ela. Esse eletrodo é o "cátodo". Os elétrons emitidos pelo cátodo são capturados por outro eletrodo, o "ânodo", originando uma corrente elétrica em um circuito fechado.

Além do funcionamento automático de lâmpadas, portas e torneiras, as células fotoelétricas atuam como importantes sensores: controlam a aproximação de pessoas em sistemas de segurança, em linhas de produção que possuam peças perigosas e acionam ou desligam equipamentos sem a presença do operador.

As células fotoelétricas mais modernas são sensíveis não só a luz visível, mas também a radiação infravermelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário