sábado, 9 de fevereiro de 2013

Pilhas


O tamanho da pilha está relacionado com a intensidade da corrente elétrica que ela deve fornecer ao aparelho...Rádios, calculadoras e relógios podem funcionar com pilhas pequenas ou até com micropilhas , porque  precisam  de correntes de intensidade muito pequena para funcionar. Já lâmpadas de lanternas e aparelhos  com motores, necessitam de correntes elétricas de maior intensidade.

Por essa razão, não basta especificar só a voltagem da pilha para saber se um aparelho elétrico vau funcionar com ela. Uma lâmpada de 12V, ligada a uma tensão de 12V, certamente não vai queimar, mas não é certo que vá acender. Isso porque o brilho de uma lâmpada  depende da corrente elétrica que atravessa o seu filamento., porém nem toda bateria de 12V , por exemplo, pode fornecer essa corrente.

Qual a diferença entre voltagem e corrente elétrica?

A voltagem depende das reações químicas que ocorrem no interior das pilhas, praticamente as mesmas para todas as pilhas, por isso que todas fornecem a mesma tensão.

A intensidade de corrente elétrica, porém, é diretamente proporcional à quantidade de carga, ou seja, ao número de elétrons  que essas reações podem fornecer no mesmo intervalo de tempo. Esse número de elétrons, por sua vez, depende da quantidade ou da massa das substâncias químicas contidas na pilha.

Portanto, quanto maior a CORRENTE, maior deve ser a  MASSA dos reagentes contidos na pilha e, portanto,maior o seu TAMANHO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário