domingo, 10 de fevereiro de 2013

Alavancas


São barras geralmente utilizadas para ampliar a intensidade de FORÇAS. Para que possam operar,elas necessitam de um ponto de apoio denominado FULCRO. Chamaremos de FORÇA POTENTE a força exercida na alavanca por quem usa e de FORÇA RESISTENTE a força que se pretende vencer com a alavanca, Existem três tipos de alavanca: INTERFIXA, INTER-RESISTENTE e INTERPOTENTE.

Algumas alavancas nos seres vivos:

1) O antebraço é uma alavanca interpotente em que o fulcro está na articulação com o osso úmero(cotovelo) e a força potente, é exercida pelo músculo bíceps.

2) Quando estamos em pé, com  a cabeça tombada para a frente e resolvemos erguê-la, ela é uma alavanca interfixa. A força resistente é o peso da cabeça e a força potente é exercida por músculos do pescoço, principalmente o ESPLÊNIO. O fulcro está na articulação da cabeça com a coluna vertebral.

3)Quando nos apoiamos nas pontas dos nossos pés e erguemos o nosso corpo para pegar  um livro no alto de uma estante, cada pé é uma alavanca inter-resistente.A força resistente é a força aplicada no pé pelos ossos tíbia e fíbula e a força potente é exercida no pé pelos músculos gêmeos(gastrocnêmio), que formam a panturrilha (barriga da perna). O fulcro fica na ponta de cada pé


2 comentários: