quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Pressão Arterial


A pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue dentro dos vasos sanguíneos , com a FORÇA proveniente dos batimentos cardíacos. Quanto mais sangue for bobeado do coração por minuto, maior será esse valor que é expresso por dois números: um máximo ou SISTÓLICA e um mínimo ou DIASTÓLICO. O primeiro se refere  à força de bombeamento do coração e o segundo, à pressão dos vasos sanguíneos periféricos (braço, pernas e abdome).

A pressão arterial não é fixa, depende do momento da pessoa (se está em repouso, em atividade, nervosa ou falando alto por exemplo. A pressão considerada norma é 12 (120 mmHg) por 8 (8 mmHg).

Assim, cada vez que o coração se contrai (sistole) o sangue é expelido através da artéria aorta. A pressão durante a expulsão é máxima (sistólica). Em seguida, a pressão dentro das artérias vai diminuindo à medida que  coração relaxa. A pressão mais baixa atingida é a mínima (diastólica).

Como medir a pressão arterial?  Recomenda-se que a pessoa esteja sentada com o braço semidobrado. A altura do braço deve ficar acima do diafragma do indivíduo.

Pessoas com pressão alta (hipertensão) pode sofre AVC, infarto e crescimento do coração, problemas renais, problemas de circulação e obstruções cerebrais e arteriais.

A pressão baixa ou hipotensão arterial pode  causar mal estar com tonturas, náuseas ou desmaios.
A determinação da pressão arterial deve ser feita com um equipamento chamado ESFIGMOMANÔMETRO ou TENSIÔMETRO, que possui uma braçadeira insuflável ou manguito e para AUSCULTAR os batimentos, usa-se o ESTETOSCÓPIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário