quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Efeitos Fisiológicos da Corrente Elétrica


Quando se estabelece uma diferença de potencial entre dois pontos do corpo humano, flui através dele uma corrente elétrica, cuja intensidade depende dessa diferença de potencial e da resistência elétrica entre os pontos citados. A sensação de choque e suas consequências são devidas  à CORRENTE ELÉTRICA que circula através do corpo.

A sensação de choque elétrico surge quando passam pelo corpo correntes de intensidades superiores a 1 mA. Acima de 10 mA, observam-se dor e dificuldade de se soltar, o que se atribui à contração muscular. Por volta de 20 mA a respiração torna-se difícil, podendo cessar totalmente antes mesmo de se atingirem 80 mA.

As CORRENTES FATAIS são aquelas cujas intensidades situam-se entre 100 mA e 200 mA. Por volta de 100 mA, as paredes ventriculares do coração passam a executar contrações descontroladas, o que se denomina FIBRILAÇÃO.Correntes acima de 200 mA já não são tão perigosas, pos as contrações musculares são tão violentas que o coração fica travado , não ocorrendo a fibrilação, aumentando , assim, as possibilidades de sobrevivência.As correntes mais intensas, embora provoquem desmaios e fortes queimaduras, não causam a morte , se o socorro é imediato.

O socorro a uma vitima de choque começa pelo corte da tensão elétrica que o causou. Isso deve ser feito interrompendo-se o circuito.Na impossibilidade dessa interrupção , sugere-se puxar ou empurrar a pessoa  com um material isolante, como por exemplo uma corda, um pedaço de madeira etc. Entretanto deve-se tomar o cuidado de não provocar contatos indevidos com a pessoa afetada pelo choque, pois a reação instintiva de puxá-la manualmente pode fazer mais uma vítima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário