segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Tomografia Computadorizada


A Tomografia Computadorizada baseia-se nos mesmos princípios que a radiografia convencional, segundo os quais os TECIDOS com diferentes composições absorvem a  RADIAÇÃO  X de forma diferente. Ao serem atravessados por raios x, tecidos mais densos (como o fígado) ou com elemento mais pesado (como cálcio presente nos ossos) absorvem mais radiação que tecidos menos densos (como o PULMÃO, que está cheio de ar).
O aparelho é dotado de uma abertura circular, formando uma espécie de túnel por onde desliza uma cama estreita ode o paciente permanece imóvel.

Um escâner emite feixes de raios X agrupados em forma de leque, perpendicularmente ao eixo do corpo humano. O emissor gira durante alguns segundos em torno do paciente, que permanece deitado. Os dados recolhidos pelos detectores são processados por um computador e transformados em imagens digitais. Assim uma tomografia computadorizada indica a quantidade de radiação absorvida por cada parte do corpo analisada, e traduz essas variações numa mescla de CINZENTOS, produzindo uma imagem.

É recomendado para evidenciar tumores, hemorragias,tromboses e malformações cerebrais, para analisar a coluna vertebral e suas ramificações nervosas, para examinar o coração, os vasos sanguíneos, os pulmões, os rins e o fígado. As imagens geradas podem ainda servir de suporte durante uma biópsia ou uma intervenção cirúrgica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário