Em geral, apenas antes de uma longa viagem, os motoristas lembram-se de calibrar os pneus do automóvel. O ideal seria que a calibragem ocorresse a cada quinze dias.
A calibragem correta, além de aumentar a vida útil dos pneus proporciona mais estabilidade ao carro, menor consumo de combustível e, consequentemente, menor emissão de poluentes.
A calibragem deve ser feita com os pneus frios, pois depois de ter rodado por exemplo 2 km, a temperatura do ar no interior dos pneus aumenta(as moléculas vibram com mais intensidade) e aumenta também a pressão interna.
Quando um veículo desce uma serra, a pressão externa aumenta. Após certo tempo, com os pneus frios, estes tendem a ficar um pouco mais murchos. Portanto, na subida da serra, é importante que se faça nova calibragem.
Quando calibramos os pneus, estamos colocando mais moléculas de ar em seu interior, da mesma forma que uma bexiga de festa é inflada quando a sopramos. O aumento do número de mols também aumenta a pressão interna dos pneus.
Um pneu com calibragem abaixo da especificada começa a se desgastar nas laterais. ficando "careca" nessas regiões. Com uma calibragem muito acima da especificada, a área de contato do pneu com o solo diminui e o desgaste ocorre no centro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário