terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Calibrando os Pneus


Em geral, apenas antes de uma longa viagem, os motoristas lembram-se de calibrar os pneus do automóvel. O ideal  seria que a calibragem  ocorresse a  cada quinze dias.

A calibragem correta, além de aumentar a vida útil dos pneus proporciona mais estabilidade ao carro, menor consumo de combustível e, consequentemente, menor emissão de poluentes.

A calibragem deve ser feita com os pneus frios, pois   depois de ter rodado por exemplo 2 km, a temperatura do ar no interior dos pneus aumenta(as moléculas vibram com mais intensidade) e aumenta também a pressão interna.

Quando um veículo desce uma serra, a pressão   externa aumenta. Após certo tempo, com os pneus frios, estes tendem a ficar um pouco mais murchos. Portanto, na subida da serra, é importante que se faça nova calibragem.

Quando calibramos os pneus, estamos colocando mais moléculas de ar em seu interior, da mesma forma que uma bexiga de festa é inflada quando a sopramos. O aumento do número de mols também aumenta a pressão interna dos pneus.

Um pneu com calibragem abaixo da especificada começa a se desgastar nas laterais. ficando "careca" nessas regiões.  Com uma calibragem muito acima da especificada, a área de contato do pneu com o solo diminui e o desgaste ocorre no centro.

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