terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Aquecimento da Água no Microondas


O aquecimento da água no interior de um forno de microondas, é diferente do aquecimento sobre a chama da boca de um fogão a gás.

Não ocorre a formação das correntes de CONVECÇÃO. O aquecimento ocorre de maneira praticamente igual, tanto externa como internamente no líquido.

Se a água permanecer mais tempo que o necessário, sua temperatura, sob pressão normal,poderá atingir 106ºC sem entrar em ebulição. Essa situação de precária estabilidade , pode ser interrompida por uma leve agitação.

Parte dessa água (no interior do líquido) passará bruscamente para o estado gasoso. As bolhas de vapor subirão rapidamente para a superfície, abandonando o líquido e provocando uma EXPLOSÃO, que podem provocar queimaduras, quando cai sobre a pele.

Esta situação de obtermos água a uma temperatura acima da temperatura de ebulição é chamada de SUPERAQUECIMENTO e  pode ser evitada quando colocamos o recipiente sobre o prato giratório, que não existia nos microondas mais velhos, e que irá evitar esta de situação do superaquecimento, devido ao movimento rotatório do líquido.                                                                    
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário