quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Geladeira Frost Free


Uma geladeira é constituída de um sistema de transferência de calor. Através de um conjunto de tubos, preenchido com um fluido refrigerante, e um compressor, energia térmica é transferida do interior da geladeira (região fria) para fora (região quente).

O COMPRESSOR comprime o fluido e força sua ida para o CONDENSADOR, a serpentina existente na parte traseira da geladeira. O aumento de pressão do fluido (gasoso) provoca sua condensação no interior da serpentina externa e a dissipação do calor liberado para o meio externo. O fluido, agora líquido, é forçado a passar por um tubo capilar, muito estreito. Quando termina o tubo capilar, o aumento brusco de volume provoca vaporização do fluido, que passa novamente pelo evaporador , no interior da geladeira. Energia térmica é absorvida pelo fluido , e o processo volta a se repetir.
Nas geladeiras de degelo automático, quando o termostato desliga o compressor, ele liga um conjunto de resistores acoplados à placa fria. O gelo derretido escorre por canaletas e se acumula em um reservatório existente na parte inferior do refrigerador, onde evapora.

No sistema frost free(livre de gelo), a placa fria não fica na parte interna do aparelho, mas entre as paredes interna e externa traseira. Um conjunto de ventiladores provoca a circulação do ar, esfriando a parte interna. A água formada pela condensação escorre para um recipiente na parte inferior e evapora. Assim, não é  preciso fazer o descongelamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário