sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Ionização do Ar

Não há dúvida de que o ar que o ar que respiramos,, assim como os alimentos e a água que ingerimos, é essencial para a nossa qualidade de vida. Como respiramos , em média, 15 vezes por minuto, por dia serão 21000 vezes aproximadamente. 

Sendo a densidade do ar igual a 1,2 Kg/m³ e considerando a capacidade pulmonar média de uma pessoa igual a 2 litros, podemos respirar cerca de 50Kg de ar por dia. Os alimentos mais a água que ingerimos perfazem, em média 3 Kg/dia. 

As moléculas de ar que respiramos podem estar "quebradas", formando íons positivos e negativos. Essa ionização do ar ocorre naturalmente pela radiação solar, na fotossíntese das plantas, por descargas elétricas nos terminais de um aparelho ou mesmo entre nuvens e o solo (raios) , no atrito do ar com superfícies eletrizadas (roupas de tecido de fios sintéticos, por exemplo), na tela de um televisor ligado etc. 

Estudos indicam que o excesso de íons positivos no ar causa desconforto às pessoas, produzindo cansaço, irritabilidade, depressão, estresse e dores de cabeça. Os íons negativos , ao contrário, proporcionam bem estar. Por exemplo, após uma chuva, ao respirarmos, sentimos uma sensação muito agradável, o ar parece "leve". Isso também acontece quando estamos às margens de um riacho , em meio a muita vegetação. Assim, de acordo com esses estudos, é importante viver em um meio que contenha uma certa concentração de íons negativos no ar que respiramos. Essa concentração pode ser feita por meios naturais, como muitas plantas no local, ou meios artificiais , utilizando aparelhos ionizadores. Esses aparelhos devem produzir uma concentração de 2000 íons negativos/cm³, o que é suficiente para neutralizar íons positivos e recuperar as condições para a sensação de bem-estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário